templo

templo

domingo, 23 de novembro de 2014

JOSO RECEBE CICLO DE PALESTRAS COM A PSICÓLOGA CARLA BARROS



Palestra realizada em Joso

   A cidade de Joso recebeu nesse domingo 23 de novembro, a psicóloga Carla Barros. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na palestra "O desafio de educar entre duas culturas", que foi realizado no Ishige Sougou Fukushi Center.
   Algumas das pessoas presentes, já participaram de palestras realizadas pela Dra Carla no ano passado, e no começo desse ano, e ao final da palestra, no espaço aberto para as pessoas tirarem suas dúvidas e fazerem perguntas, isso se mostrou resultado positivo. Algumas pessoas vencendo a timidez, falaram sobre suas dificuldades familiares, e como conseguiram resultados seguindo as orientações da psicóloga.
   Uma das mães presentes levantou uma questão inusitada na comunidade, ela contou que é brasileira e casada com peruano, e que para poder preservar os idiomas e culturas dos dois países, optou pela alfabetização em casa, sugeriu a criação de grupos para troca de informações, educação e criação. Completou dizendo que essa prática é muito comum entre outras comunidades, mas ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros. A psicóloga Carla falou da importância da socialização que ocorre no convívio em grupo nas escolas, e ressaltou que os grupos sugeridos pela mãe, são construtivos e importantes na comunidade. Dra Carla se comprometeu a estudar mais sobre alfabetização em casa, e assim trocar mais informações com as mães que optam por esse caminho.
Dra Carla Barros

     Dra Carla Barros disse estar satisfeita com o resultado que vem alcançando com o ciclo de palestras. Enfatizou sobre as respostas das pessoas que já assistiram suas palestras anteriores, e que sente-se realizada quando as pessoas a procuram e dizendo, "Poxa, a gente passava por isso e não sabia o caminho" ou, "Eu fiz isso que você falou, e o resultado foi tal", a psicóloga acredita que isso seja a confirmação de que seu trabalho está coerente com a realidade da comunidade. Dra Carla agradeceu o apoio dos patrocinadores e parceiros, disse que tudo só está sendo possível, por essas pessoas acreditarem em seu projeto.
   Carla falou que esse projeto nasceu em 2012, quando foi procurada pela Aline Higa, que veio com a proposta de atendimento para a comunidade, vindo de encontro com um projeto já idealizado por ela, que seria atendimento a brasileiros retornados, mas que até aquele momento ainda não estava em prática. Carla Barros disse que a cada projeto concuído, surgem novas ideias, e fica feliz por ter a certeza de estar no caminho certo para ajudar a comunidade brasileira no Japão, e que a satisfação de ver famílias solucionando problemas, e vivendo em harmonia, é a realização do seu trabalho.


Aline Higa
    Aline Higa é a coordenadora geral do projeto, que vai além do ciclo de palestras, mas que também conta com atendimento presencial da psicóloga Carla Barros, treinamento para empresas e reuniões com grupos fechados.
   Aline conheceu a Dra Carla através de uma pessoa que era paciente da psicóloga. Em uma conversa com Carla em 2012, Aline comentou sobre a carência da comunidade na área psicológica, por gostar muito de palestras, sugeriu a ideia do ciclo de palestras, pois assim poderiam ajudar muitas pessoas.
   As primeiras palestras foram realizadas em 2013, com os temas educação de filhos, relacionamento familiar e liderança.
   Em março e abriu deste ano, foi realizado o primeiro ciclo de palestras em Achi-ken, Ibaraki-ken e Gunma-ken. Mesmo com a ida da Dra Carla para o Brasil, decidiram continuar com o ciclo de palestras, pois acreditam que ainda existam muitos temas e problemas para serem abordados, e assim também poderem atender outras regiões.
   Aline que é uma das fundadoras do GuiaJP, faz questão de frisar que, não tem interesse comercial com as palestras, e que sua empresa entra apenas como patrocinadora do projeto, falou também sobre a dificuldade de se conseguir apoio e patrocínio, pois as palestras não reúnem grande número de pessoas como eventos de entretenimento, e compreende a dificuldade das empresas que passam por momentos difíceis com a crise na economia japonesa, e a diminuição dos brasileiros residentes no Japão. A coordenadora agradece as empresas patrocinadoras, pois sabe que elas realmente acreditam no projeto, e não estão simplesmente preocupadas em divulgar suas marcas.
   O projeto já recebeu convites de pessoas de outras províncias, oferecendo apoio e parceria, mas para levar o projeto para cidades mais distantes, é preciso o apoio de empresas patrocinadoras.

Mayumi Uemura
   Mayuni Uemura é diretora da escola Opção de Mitsukaido, e atua como colaboradora na organização do projeto.
   A preocupação com a educação das crianças, e a harmonia no convívio entre pais e filhos, foi o que mais motivou ela a apoiar o projeto.
   Mayumi falou da importância da palestra para que os pais entendam melhor seus filhos. Citou a própria família como exemplo, como conseguiu se aproximar mais das filhas depois da ajuda da psicóloga Carla. Como educadora falou do quanto as crianças sentem a ausência dos pais, mas muitas vezes não se expressam com palavras, mas através de desenhos, atitudes e olhares, que muitas vezes é percebido mais facilmente pelos professores,  por passarem mais tempo com a criança, do que os próprios pais.

Sala de recreação para as crianças
   Os pais com filhos pequenos contaram com uma área de recreação. As crianças puderam se divertir fazendo e colorindo desenhos, além de terem a oportunidade a aprenderem algumas palavras em inglês com monitores voluntários da European School, que também é uma das empresas patrocinadoras do projeto.


Sayuri, Mayumi e Michel

   Sayuri e Michel são professores de inglês na European School da cidade de Tsukuba, e também dão aulas em Mitsukaido. Os dois foram monitores voluntários na área de recreação para crianças.




Jorge Fujise


   Jorge Fujise da NPO Comunidade é um dos colaboradores do projeto. Jorge contou que a NPO, não tem vínculos com empresas, mas mantém contatos com varias instituições da região de Joso, buscando sempre conseguir soluções para a comunidade.
A NPO Comunidade iniciou suas atividades com assistência trabalhista para brasileiros, e hoje conta com japoneses que passaram a fazer parte do grupo, e seus serviços são bem diversificados em relação a ajuda para a comunidade brasileira.




Assista o vídeo com a entrevista da Dra Carla Barros na palestra realizada em Mooka, Tochige






Nenhum comentário:

Postar um comentário