templo

templo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014




Psicóloga Carla Barros


"O Desafio de Educar entre Duas Culturas", esse foi o tema da palestra apresentada pela Psicóloga Carla Barros dia 16 de novembro em Mooka-shi, na província de Tochige.
Mooka foi a primeira cidade a receber a palestra que faz parte de um ciclo que passará por quatro províncias.
A Psicóloga Carla Barros abriu a palestra falando sobre ser mãe de duas filhas, e do tempo que morou no Japão, "Eu também sou mãe e tenho duas filhas, uma de 21 e outra de 12 anos. Claro que tenho o conhecimento que a psicologia me traz, mas junto com isso tenho também a vivência de ser mãe no Japão. Apesar de não ser descendente de japonês, pude morar aqui com as minhas filhas, e não só atendendo a comunidade, mas sentindo na pele o que todo o estrangeiro passa por aqui. Isso tudo agrega muito ao meu conhecimento teórico como psicóloga. E é isso que vou tentar passar a vocês"
Durante a palestra foram abordados temas baseados no cotidiano das famílias, como a educação dos filhos e a convivência familiar. 
Ao longo da palestra a psicóloga falou sobre fatores que podem influenciar na educação dos filhos como, planejamento de tempo e horários, afetados diretamente por causa das horas excessivas de trabalho, problemas financeiros e a própria vinda para o Japão.
Carla Barros também falou sobre a importância de estimular a independência das crianças desde bebes, e salientou que a superproteção dos filhos pelos pais, pode gerar problemas na adolescência e na vida adulta. 
Ao final da palestra foi aberto um espaço para que as pessoas presentes pudessem tirar suas dúvidas e fazer perguntas.
Um dos participantes elogiou a palestra, e a forma que o assunto foi conduzido pela psicóloga Carla. Falou também da importância de uma orientação profissional, e complementou relatando o problema vivido com um dos seus filhos, e que mesmo sendo ele e a esposa, professores e educadores, não souberam lidar com o problema na época, e que se tivessem procurado ajuda profissional, não enfrentariam tantos problemas que refletem até hoje.
Outra participante falou do problema vivido pela família, em que um dos membros, mesmo sendo filho de brasileiro, e japonesa criada no Brasil, foi criado como japonês, sendo proibido até mesmo o uso do idioma português, e hoje enfrenta problemas de depressão, e que agravado por influência de amizades erradas, sofre com a dependêcia de remédios. Esse tema levantou outro problema que tem se tornado comum no Japão, em que jovens e adolescentes procuram por psicólogos e psiquiatras, alegando depressão, e dessa forma manipulam as consultas para conseguirem remédios, dos quais muitos já se tornaram dependentes. 
A psicóloga Carla Barros orientou que os brasileiros procurem por profissionais brasileiros, pois a forma de consulta e tratamento são diferentes entre as duas culturas.
Carla Barros falou ao canal Comunidade Ativa Japão, que mesmo tendo voltado a morar no Brasil, continua atendendo os brasileiros residentes no Japão através da internet, e que por conta disso mantém o fuso horário japonês. Carla disse que pretende vir ao Japão uma vez por ano, levando as palestras para ouras províncias, e também poder prestar atendimento presencial em alguns casos especiais.
A psicóloga convidou os brasileiros a participarem das próximas palestra que serão realizadas em Joso Ibaraki no dia 23 de novembro a partir das 10h00, em Kanagawa Yokohama dia 29 de novembro a partir das 14h00 e em Oizumi Gunma dia 30 de novembro a partir das 14h00.
Para mais informações clique no link a baixo:

https://www.facebook.com/ComunidadeAtivaJapao/photos/pb.527463050652689.-2207520000.1416408434./748202775245381/?type=3&theater

Para conhecer mais sobre o trabalho da psicóloga Carla Barros, e poder entrar em contato com ela, acesse e curta sua pagina no Facebook
https://www.facebook.com/psicologacarlaamaralbarros?fref=ts
Palestra com a Psicóloga Carla Barros
Confira mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário