templo

templo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O Kiyomizu-dera Kyoto

O Kiyomizu-dera (清水寺), Otowa-san Kiyomizu-dera (音羽山清水寺), é um templo budista, localizado no distrito de Higashiyama, a leste de Kyoto, no Japão. Foi fundado no ano de 798.
O templo faz parte dos monumentos históricos da Antiga Quioto e é património Mundial da UNESCO

Não há um único prego usado em toda a estrutura. O templo leva o nome da cachoeira que existe dentro do complexo, nas colinas próximas. Kiyomizu significa água clara ou água pura.

O salão principal tem uma grande varanda, apoiado por pilares altos, que se projetam sobre a encosta e oferece uma vista impressionante da cidade. Grandes varandas e salões foram construídos durante o período Edo para acomodar um grande número de peregrinos. 

A expressão popular "para saltar de Kiyomizu" refere-se ao período Edo, que uma tradição dizia que se sobrevivesse ao salto de 13 metros, seu desejo seria concedido. Duzentos e trinta e quatro saltos foram registrados nesse período, 85,4% sobreviveram. A prática é agora proibida.

Sob o salão principal está a cachoeira Otowa, onde três canais de água caem até uma lagoa. Os visitantes podem beber essa água, que acredita-se ter poderes de conceder desejos.

O complexo do templo inclui vários outros santuários, entre eles o Santuário Jishu, dedicada a Ōkuninushi, deus do amor e "bons jogos". Jishu Santuário possui um par de pedras, "pedras do amor" colocadas a distância de 20 metros uma da outra, os visitantes podem tentar andar entre essas pedras com os olhos fechados, se alcançar a outra pedra, encontrará o amor verdadeiro. Sendo um casal, o parceiro pode ajudar a outra também.

O complexo também oferece vários talismãs, incenso e omikuji (fortunas de papel). O local é particularmente popular durante os festivais (especialmente no Ano Novo e durante Obon no verão), quando inúmeras barracas vendem comidas tradicionais, e lembraninhas. 

Em 2007, Kiyomizu-dera foi um dos 21 finalistas para as Novas Sete Maravilhas do Mundo. No entanto, ele não foi escolhido.






Fonte de pesquisa: Wikipedia
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário